A Prefeitura de Corumbá aportou um auxílio financeiro de R$ 1,1 milhão para a Santa Casa de Corumbá. O recurso foi repassado ao hospital na última sexta-feira (21) e será destinado à manutenção dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população corumbaense.
“Esse dinheiro é além daquele que repassamos mensalmente com a contratualização. São recursos próprios do Município e que a Santa Casa deve prestar conta de sua atualização em até 90 dias”, explicou o prefeito Marcelo Iunes, que ainda agradeceu à Câmara de Vereadores pela aprovação do auxílio ao hospital.
O prefeito reforçou ainda existência do termo de contratualização para repasses financeiros mensais, firmado entre o Município de Corumbá, Município de Ladário e Governo do Mato Grosso do Sul, mas “o montante se mostrou insuficiente, havendo necessidade de aporte para reoxigenar a saúde financeira do Hospital que corre risco de interromper várias atividades, o que resultaria em prejuízos para a população”, acentuou.
O prefeito pontuou também que não houve aumento dos recursos repassados pelos governos Estadual e Federal, e que “ao lado do déficit mensal existente, a Associação Beneficente Corumbaense não consegue arcar com todas as despesas mensais”.
Outro fator é a atual situação vivenciada pelo hospital com a epidemia de dengue, “o que justifica uma maior demanda de recursos, objetivando a prestação de serviços de saúde para a população com suspeita de estar infectada com o vírus, e o tratamento das pessoas diagnosticadas com a doença”.