A Secretaria de Saúde de Corumbá iniciou no último sábado (30) a vacinação contra a Covid-19 em idosos acima de 90 anos e pessoas acamadas com mais de 80 anos.
A cidade recebeu 350 doses da vacina CoronaVac e abriu, das 08h00 às 12h00, as unidades básicas Breno de Medeiros Guimarães e Beira Rio para fazer a imunização do grupo de mais de 90 anos, além de drive-thru na Avenida General Rondon, entre a 15 de Novembro e Sete de Setembro.
No sábado e no domingo, equipes volantes vacinaram, em domicílio, os idosos acamados com mais de 80 anos cadastrados pela rede de saúde do município.
Para ser imunizado é necessário realizar o pré-cadastro no site da Prefeitura e, no momento da vacinação, levar documento com foto, cartão do SUS e carteira de vacinação.
“A disponibilidade das doses para os idosos é muito pequena ainda. Todos os municípios receberam 1/5 das doses, levando- se em conta a quantidade de pessoas a partir de 80 anos. Em Corumbá, recebemos 350 doses e temos cerca de 150 pessoas com 90 anos ou mais, cadastradas no sistema e, idosos acamados, a partir de 80 anos, são por volta de 180. Pelo quantitativo, decidimos iniciar a imunização sábado e domingo desses grupos prioritários e continuamos com o cadastramento no sistema para as próximas etapas”, informou o secretário de Saúde de Corumbá, Rogério Leite, que também é presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul.
“A partir do recebimento de mais doses, iremos fazer o escalonamento, em ordem decrescente de faixa etária, atendendo todo o público de 80 a 89 anos”, completou.
No drive thru montado na avenida General Rondon, a fila de carros começou uma hora antes do início da vacinação. A primeira a chegar foi Danielle dos Santos, de 45 anos. Ela levou três idosos para vacinar: o pai, Manoel Mendes dos Santos, de 91 anos e duas parentes, Manoela Pereira da Silva Paulo, de 92 anos e Sabina Gonçalves de Almeida, de 91 anos.
“Logo que soube da vacinação da faixa etária deles, fiquei atenta. Moro aqui perto e desde cedo fiquei ‘sondando’ a movimentação do pessoal da Saúde. Assim que começaram a montar a estrutura, viemos os quatro para cá e fomos os primeiros a chegar”, contou Danielle.
Aos 91 anos, lúcido e ativo, Manoel dos Santos, foi o número 1 da imunização no drive thru. Desde o início da pandemia, ele se isolou em casa e brincou quando perguntado sobre a saída para vacinar: “já até esqueci como é a rua, mas estou contente por estar aqui”.
Três remessas de vacina
Mato Grosso do Sul recebeu o primeiro lote com 158,7 mil doses da vacina Coronavac em 18 de janeiro. O segundo lote chegou ao Estado em 24 de janeiro com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O terceiro lote chegou em 25 de janeiro com as 10,2 mil doses da vacina Coronavac, produzida no Brasil.
Os municípios, na primeira fase, imunizaram os idosos com mais de 60 anos que moram em instituições como casas de repouso, portadores de deficiência em residências inclusivas, além de indígenas que moram em aldeias e trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente contra a pandemia de covid-19.
A segunda dose da vacina tem que ser aplicada em até quatro semanas.