Nesta terça-feira (11), os profissionais da Atenção Básica em Saúde de Bodoquena, que vem atuando na ação de barreira sanitária do município, receberam treinamento para aperfeiçoamento nas abordagens e armazenamento de dados. Capacitação foi dada pela Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCC/MS) e deve padronizar ações do posto de controle e monitoramento, fazendo com que Bodoquena utilize o mesmo modelo aplicado pelo Estado, auxiliando no enfrentamento à pandemia do coronavírus.
No encontro, foram discutidas maneiras de otimizar o trabalho que já vem sendo realizado no posto de monitoramento de Bodoquena, como implantação de sistema eletrônico do Estado, que notifica suspeitos para todas as cidades que o utilizam, realizada demonstração de uso e retirada e EPI’s (Equipamento de Proteção Individual), apresentação de protocolo de biossegurança e, além de prevenção, foi discutida resposta aos casos positivos.
Para o tenente-coronel QOBM Leonardo Rodrigues Congro, assessor da CCS/MS e responsável pelos treinamentos, padronizar as ações que vem dando certo é um passo importante e necessário. “Quando o profissional está bem treinado ele consegue identificar sinais e sintomas e auxiliar a população no acesso ao serviço de saúde. O município já vem realizando um bom trabalho, prova disso é o controle dos casos, padronizar esse tipo de atendimento alinhando às normas de biossegurança e de coleta de informação dos casos suspeitos para subsídio para que Vigilância Epidemiológica possa obter resultados ainda melhores”, explica.
A coordenadora da Atenção Básica do município, Erica Batista, agradeceu a comissão pelo treinamento. De acordo com Erica, foi possível identificar erros e acertos e traçar um caminho para realizar o trabalho de uma melhor forma para população e servidores. “Nós estamos aprendendo a cada dia e toda ajuda é bem vinda nesse momento, esperamos continuar com cenário favorável”, disse.
Os servidores que participaram do treinamento passarão as orientações adiante. A barreira segue sendo realizada no município, por tempo indeterminado, o acesso a cidade está centralizado na Rua João Pedro de Lima – entrada de Miranda, onde equipe de saúde realizará orientações relacionadas a prevenção a Covid-19.
Comissão
A Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS), foi criada pelo Governo do Estado para o enfrentamento da pandemia do coronavírus em Mato Grosso do Sul. A CCS é vinculada à Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica e composta pela Casa Militar; Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública; SES (Secretaria de Estado de Saúde (SES); Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz); Iagro e Semagro.