A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) realizou na quarta-feira (27), a primeira reunião de planejamento de ações para o início da segunda etapa do Planifica SUS nos municípios das microrregiões de saúde de Jardim e Aquidauana, em Mato Grosso do Sul.
O Planifica SUS tem como proposta, auxiliar os municípios na organização da rede materno-infantil e fortalecer a Atenção Primária de Saúde destas regiões.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a chamada Atenção Primária à Saúde tem sido uma grande preocupação dos gestores de todo o país, uma vez que é de responsabilidade dos Estados fortalecer esse nível de atenção, assessorando os municípios na organização e na educação permanente de suas equipes.
“Quando assinamos o contrato com o Hospital Israelita Albert Einstein, no primeiro momento iríamos começar com a macrorregião de Campo Grande. Porém entendemos que há municípios com mais fragilidade, os quais precisamos ajudar, que são os do Pantanal e da Região Sudoeste. Temos esse desafio, para depois estender para todo o Estado”, destaca Resende.
Para a gerente da Rede de Urgência e Emergência da SES e tutora estadual da Atenção Ambulatorial Especializada do PlanoficaSUS, Melissa Macedo, este encontro serviu para pactuar as próximas ações do programa. “Estamos instituindo a primeira reunião de planejamento da segunda etapa do Planifica do SUS, esta é a primeira reunião, depois da estabilização da pandemia com todos os responsáveis técnicos dos municípios das microrregiões de Jardim e Aquidauana. Agora, nós vamos fazer o planejamento para a realização das ações de dezembro de 2021 o início de 2022”.
Em Mato Grosso do Sul, 12 municípios que compõem as microrregiões de Aquidauana e Jardim são atendidos pelo PlanificaSUS: Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti, Miranda, Nioaque, Bela Vista, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim e Porto Murtinho.