Uma equipe da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), realizou buscas em supermercados de Bela Vista e Jardim nesta terça-feira (31), em parceria com os Procons locais, tendo detectado problemas relacionados às boas práticas de relações com os consumidores.
Nas unidades comerciais visitadas, três em Bela Vista e uma em Jardim, foram encontrados, principalmente, produtos com prazo de validade expirados ou impróprios ao consumo por razões diversas.
Na unidade comercial fiscalizada em Jardim, foram flagrados vencidos produtos como balas artesanais, gelatina, pipoca, refrigerantes, cereais, costela suína defumada e produtos horti-fruti. Sem especificação e apresentando sinais de deterioração foram encontrados vários quilos de linguiça de fabricação própria, além de carne moída previamente e exposta à venda.
Em todos os casos, todos os produtos vencidos ou considerados impróprios ao consumo foram danificados de modo a não terem condições de retornar à venda e descartados na presença da fiscalização. Na ocasião, foram dadas orientações aos responsáveis pelos estabelecimentos a respeito das boas relações de consumo como forma de evitar prejuízos ao consumidor.