Os índices de incidência e mortalidade pela Covid-19 continuam em queda. É o que aponta o Boletim Observatório Covid-19 da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), divulgado nesta sexta-feira (08). De acordo com o relatório, pela primeira vez desde maio de 2020, nenhum estado brasileiro superou a marca de 0,3 óbitos por 100 mil habitantes, o que, segundo os pesquisadores, permite afirmar que a “terceira onda” epidêmica no Brasil está em fase de extinção.
O boletim informa ainda que o atual cenário sinaliza redução gradual dos principais impactos da pandemia, com diminuição do número de casos graves, internações e óbitos. Mas os pesquisadores alertam que isso não significa o fim da pandemia, podendo ser modificado caso surjam novas variantes mais letais ou que escapem da imunidade adquirida pelas vacinas contra a Covid-19. A análise refere-se ao período de 20 de março a 2 de abril.
A tendência de queda se reflete também nos casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) por Covid-19. Nas fases mais críticas da pandemia, 98% das internações por SRAG eram positivas para a doença provocada pelo SARS-CoV-2. Hoje, essa proporção está em 50,7%.