Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Novembro de 2024
Turismo

Amolar Experience permite experiência única na maior área úmida do planeta

Entre os dias 26 de fevereiro e 1° de março, é possível conhecer RPPNs localizadas na Serra do Amolar. Por acontecer em área protegida, o Amolar Experience atende, no máximo, 12 pessoas de uma única vez.

Com informações de assessoria
Em 02 de Fevereiro de 2022 às 15h38
(Instituto Homem Pantaneiro)

Localizado em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e se estendendo por parte da Bolívia e Paraguai, o Pantanal é a maior zona úmida do mundo.

O IHP (Instituto Homem Pantaneiro) criou, em 2021, o Amolar Experience, um programa que permite verdadeiras imersões no coração do Pantanal. Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, o Pantanal reúne 263 espécies de peixes, 122 de mamíferos, 93 de répteis, 656 de aves e 1.032 de borboletas.

Entre 26 de fevereiro e 1° de março, acontece a primeira imersão do Amolar Experience neste ano. São quatro dias e três noites, em RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural, na Serra do Amolar, uma das regiões mais preservadas do Pantanal.

“Além de passeios de trilha e caiaque, é possível conhecer os projetos do IHP, como o Felinos Pantaneiro, CaVet, trabalho da Brigada Alto Pantanal, e também as comunidades que vivem lá, em específico a da Barra do São Lourenço. Pode conhecer um pouco da vida desse povo que escolheu aquele lugar como casa e o trabalho das mulheres artesãs, que fazem artesanato com fibra do camalote e doces caseiros, com frutas da época”, explica Luiz Ricardo Julião Rocha, gestor de turismo do IHP.

Por acontecer em área protegida, o Amolar Experience atende, no máximo, 12 pessoas de uma única vez. As imersões no Pantanal também não duram menos do que quatro dias e três noites. O acesso à Serra do Amolar é por barco e o deslocamento leva cinco horas.

Todo o investimento nas imersões é revertido para as ações desenvolvidas pelo IHP. “A Serra do Amolar reúne uma série de atividades. Por isso, é o turismo de experiência mesmo. Ao fazer essa imersão, o turista ajuda a manter as ações de preservação e conservação do Pantanal, por meio das ações desenvolvidas pelo instituto”, explica Rocha.

Zonas Úmidas

Nesta quarta-feira (02), é celebrado o Dia Mundial das Zonas Úmidas. A data foi instituída em 1997 para homenagear a Convenção sobre Zonas Úmidas, também conhecida como Convenção de Ramsar.

A convenção é um tratado intergovernamental que estabelece marcos para ações nacionais e internacionais para a conservação e o uso racional de zonas úmidas e de seus recursos naturais.

As zonas úmidas têm impacto na manutenção da biodiversidade e na regulação do clima. Por isso, a preservação delas é fundamental. Além disso, por estarem em área de transição entre os ecossistemas aquáticos e terrestres, são consideradas áreas vulneráveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.