Pedalar por 18 km de trilhas em meio a mata fechada e estradas de terra, passar por paisagens deslumbrantes e ainda parar para uma experiência única de interação e aprendizado sobre animais selvagens das mais variadas espécies e com direito a um passeio de flutuação em aquário natural. É o que você tem na Rota do Rio Formoso, um dos passeios considerados diferentões em Bonito, principal destino de ecoturismo de Mato Grosso do Sul.
A parada do passeio de bike é no RARAS (Recinto de Amparo e Recuperação de Animais Silvestres), dentro da Reserva Natural Baía Bonita, distante 7 km em relação ao centro da cidade. O RARAS tem o mesmo papel do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), que funciona no Parque Estadual do Prosa, em Campo Grande. É onde animais vítimas de atropelamento ou do tráfico são tratados e recuperados para serem soltos novamente na natureza.
O passeio une esporte e lazer com educação ambiental e preservação da nossa fauna. É todo realizado de bicicleta e com acompanhamento de guia. No trajeto, o turista tem algumas pausas para banhos de cachoeiras no rio Formoso e também a opção de fazer flutuação no aquário natural no rio Baía Bonita, na Reserva Ecológica Baía Bonita.
“Sem dúvida, a grande sacada dessa rota é a parada para o turista interagir com os animais. Por ser uma oportunidade única de aprender sobre os animais, além do fato de que uma parte do valor pago pelo passeio é destinado para ajudar a manter o RARAS em atividade. O turista não sabe, mas quando ele compra o passeio na agência de turismo, parte do que pagou vai para o RARAS”, contou Allan Velcic, da Rota Aventura, empresa especializada em passeios ciclísticos em Bonito.