Bonito, Mato Grosso do Sul - 21 de Abril de 2025
Turismo

Apesar de reduções de casos de Covid-19, turismo em Bonito e região segue com restrições

Destinos turísticos de MS ainda estão atendendo com capacidade de carga reduzida. Em Bonito, os atrativos podem operar com 70% da carga diária. Já em Jardim, a limitação é de 50%.

Da Redação
Em 20 de Julho de 2021 às 13h17
Passeio de cachoeiras e piscinas naturais da Estância Mimosa. (Foto: Fernando Peres)

O setor de turismo foi um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19. Com as medidas restritivas, aumento nos casos e o medo da infecção, muitas pessoas tiveram de reprogramar os planos de viagem. Entretanto, esse cenário tem mudado. O processo de imunização e o desejo de sair de casa se refletiu no crescimento gradual das vendas de pacotes turísticos.

Bonito e Jardim, destinos que promovem o turismo ao ar livre, de maneira organizada e em grupo reduzidos, ganharam destaque por oferecer uma opção mais segura para quem buscar viajar. Antes mesmo da pandemia, o modelo de ecoturismo praticado em Bonito e região era de visitação controlada, com empreendimentos que seguem licenças ambientais para operação e trabalham com horários específicos e limite de pessoas por grupo. Desta forma, não há aglomeração de pessoas nos passeios, gerando uma sensação de segurança e exclusividade para quem visita. 

Bonito recebeu o selo internacional de turismo seguro "Safe Travels", criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC - World Travel & Tourism Council). O selo foi entregue após o município ter implementado as medidas de biossegurança preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A adoção das normas em saúde e segurança teve o apoio do Sebrae/MS, que por meio de parceria com Sesi/MS e Senac/MS, lançou em 2020 o programa Bonito Seguro, visando a retomada segura das atividades turísticas na cidade.

Atividades ao livre são, inclusive, recomendadas durante a pandemia, pois estimulam a produção de vitamina D, reduzem o estresse e aumentam a imunidade. Somado ao turismo em ambientais abertos, o avanço da vacinação reforça a expectativa do retorno 100% no destino de ecoturismo. No entanto, a capacidade de carga em sua totalidade ainda não foi retomada. Em Bonito, os atrativos podem operar com 70% da carga diária. Já em Jardim, a limitação é de 50% da capacidade, mesmo número determinado pelo decreto estadual nº 15.644 de 31 de março, que não tem data de encerramento e até o momento não foi revogado.

Líder nacional em vacinação, Mato Grosso do Sul já vê redução de 50% das internações por Covid. De acordo com o vacinômetro, 2.132.676 doses foram aplicadas, totalizando 70% da população adulta que recebeu pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus.

A vacinação em Bonito e Jardim também está avançada. Bonito está vacinando a partir de 30 anos. Jardim já começou a vacinar pessoas com 20 anos acima e atingiu mais de 77% da população acima de 18 anos com a 1ª dose. Ao todo, foram aplicadas 15.352 doses da vacina contra Covid em Bonito e 19.812 doses aplicadas em Jardim, corroborando uma bem sucedida campanha de imunização.

Com a diminuição do número de casos, o que se espera são flexibilizações nos decretos que reflitam o cenário atual da pandemia no estado. O setor do turismo tem solicitado revogação das restrições de capacidade de carga às autoridades. Clique aqui e confira matéria sobre a queda no número de mortes e casos novos de coronavírus no MS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.