Após diversas reuniões com as equipes técnicas da Prefeitura, Comitê de Combate e Enfrentamento ao Coronavírus e outros segmentos do trade turístico, além de recomendações de instâncias superiores, o Prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, e sua equipe, decidiram aderir ao Decreto nº 15.632 do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, de 09 de março de 2021, que entrou em vigor neste domingo (14).
Devido ao momento e os números de casos que vêm subindo em diversas regiões do país e do Estado, o município resolveu adotar mais medidas que visam evitar a disseminação do coronavírus e garantir a saúde pública. Desde o começo desta semana, comércios já foram autuados por não cumprirem as normas dos decretos anteriores. Além da fiscalização, também serão instaladas barreiras sanitárias e ocorrerá sanitização nos prédios públicos do município.
O novo decreto trará diversas medidas como a suspensão de festas e eventos e o novo horário de toque de recolher das 20h00 até as 05h00 de segunda a sexta, ficando proibido a circulação de pessoas e de veículos, salvo em razão de trabalho, emergência médica ou urgência inadiável.
Durante o horário do toque de recolher somente poderão funcionar:
I – os serviços de saúde, os serviços de transporte, os serviços de alimentação por meio de delivery, as farmácias/drogarias, as funerárias, os postos de gasolinas e as indústrias;
II – os supermercados e congêneres, não se incluindo lojas de conveniência, ficando expressamente vedado o consumo de gêneros alimentícios e bebidas no local, bem como o acesso simultâneo de mais de uma pessoa da mesma família, exceto nos casos em que necessário acompanhamento especial.
Aos sábados e domingos, o regime especial de funcionamento das atividades e serviços, que não sejam classificados como de natureza essencial, poderão manter-se em funcionamento e abertos ao público no período das 05h00 às 16h00, ficando autorizado o funcionamento das atividades turísticas dentro desse horário.
Nos próximos dias, bancos, lotéricas e supermercados serão vistoriados para verificar se estão cumprindo os protocolos de biossegurança em seus estabelecimentos. Durante a reunião feita pelo comitê, ficou estabelecido a diminuição na capacidade de atendimento no Centro de Múltiplo Uso (CMU), regime de escala para os professores da REME e rigidez nas ações de fiscalização no cumprimento ao decreto e protocolos.
O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, destacou que essas medidas visam garantir o funcionamento das atividades e o bem-estar da população. “Eu não quero lockdown em Bonito, assim como todos também não, por isso, precisamos adotar medidas e ampliar pontos do decreto para garantir o controle e mais rigidez nos trabalhos, principalmente para aqueles que não querem cumprirem as normas. Nossas medidas de protocolos de biossegurança foram bem implementadas, agora quem violar as disposições do decreto terá alvará cassado por 90 dias”, finalizou.
A Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio informa que Bonito não está fechado, as atividades turísticas estão autorizadas a funcionar respeitando o toque de recolher e os protocolos de biossegurança. Algumas ações já estão sendo realizadas em parceria com a Associação de Bares e Restaurantes e Associação de Hotéis de Bonito, como a inserção de informação no voucher único, divulgação do site e entrega de material nos hotéis, para fomentar o atendimento delivery, principalmente no período noturno.