Para Paulo Coelho Machado Neto, de 40 anos, o chef Paulo Machado, tudo e mais um pouco. Afinal, casar gastronomia e turismo é a sua especialidade já há alguns bons anos. É sobre isso que ele fala em entrevista concedida ao site de notícias Rede Food Service.
Atualmente, Machado trabalha “com grupos de turismo gastronômico, os intitulados FoodSafaris. São expedições gastronômicas pelo Brasil e mundo que fazem um elo entre hotelaria, restaurantes, cultura e tradições locais, clientes e estudantes que pretendem se aprofundar no conhecimento de um sistema alimentar”, como ele mesmo explica.
Para ele, casar gastronomia e turismo requer algumas características, como a de não fazer questão de rotina. “Sou um profissional que foge da rotina. Como não chefio uma cozinha especifica, estou sempre cozinhando nos lugares que visito, sejam nos FoodSafaris, nas viagens de pesquisas ou no meu laboratório de experiências e novos pratos dentro do Multiplo Ateliê, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Lá, também gravo receitas para o meu canal do YouTube, o Chef Paulo Machado, e faço as pesquisas para o meu novo Livro: Cozinha Pantaneira. Comitiva de Sabores”, conta.
Sobre o seu novo livro, ‘Cozinha Pantaneira. Comitiva de Sabores’, tem previsão de ser lançado neste mês de outubro. No entanto, o chef afirma que o exemplar é fruto de um projeto de muito anos de trabalho e vasta experiência em unir gastronomia e turismo. “Há 8 anos, a Pollianna Thomé, CEO da operadora Bravo Expeditions, procurou-nos para fazer a curadoria de uma expedição gastronômica pelo Pantanal justamente para aproveitar o período de baixa temporada no Pantanal Sul-mato-grossense, que é uma época extremamente rica do ponto de vista da sazonalidade, com ofertas de muitos peixes, carne bovina, laticínios e o bioma cerrado, vizinho do Pantanal que oferece frutos da estação como a guarita, Bocaiuva e o cumbaru.
O chef revela ainda que está “construindo vídeo aulas de cozinha para o meu canal no YouTube e no Instagram (@chefpaulomachado). Além disso, por meio da marca Brasil FoodSafaris, vou continuar investindo no reconhecimento dos profissionais que temos parcerias. A baixa autoestima e falta de reconhecimento/valorização do profissional da área de hospitalidade, tanto de cozinha, quanto de salão, e, principalmente, do colaborador de sexo feminino é uma realidade da nossa área de trabalho. Por isso, temos ações para mudar essa perspectiva e mostrar tanto para os colaboradores, quanto ao comensal a interdependência e a importância do trabalho existente em nossa área”, ressalta.
Por fim, Machado conclui que o “tema central do meu trabalho e da minha equipe é e sempre foi apontar a baixa temporada do turismo e sazonalidade. Buscamos eventos específicos também, mas que não são explorados pelo turismo do ponto de vista gastronômico. No caso do Pantanal, este trabalho na baixa temporada causa um sobre fôlego para as pousadas e parceiros que temos e que, nessa época, tem escassez de turistas”, esclarece.
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