Bonito, Mato Grosso do Sul - 21 de Abril de 2025
Turismo

FundTur lança curso para Condutores de Observadores de Aves

O curso deverá ter uma carga horária mínima de trinta e duas horas, sendo oito horas de atividades práticas. Entre o público-alvo do curso estão os guias de turismo, monitores ambientais e outros interessados.

Com informações de FundTur
Em 02 de Junho de 2021 às 12h26
Observação de Aves (Acervo/Bonito Notícias)

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundTur/MS), publicou no Diário Oficial desta terça-feira (01) um edital de chamamento público que visa selecionar a Organização da Sociedade Civil (OSC) para execução do curso de formação de Condutores de Observadores de Aves na região turística Rota Cerrado Pantanal, previsto para ocorrer no período de 01 de outubro a 31 de dezembro.

A formalização de parceria através de Termo de Colaboração visa a capacitação e o desenvolvimento da atividade turística em Mato Grosso do Sul, em regime de mútua colaboração com a administração pública.

Conforme o diretor-presidente da FundTur, Bruno Wendling, o órgão tem trabalhado constantemente no desenvolvimento de novos segmentos, com direcionamento estratégico de alguns destinos do Estado por meio da diretoria de desenvolvimento. “No birdwatching, estamos trabalhando há três anos. Esse curso vem atender a esta demanda da Rota Cerrado Pantanal para formação e capacitação desses profissionais indispensáveis nesse tipo de atividade, já que a observação de aves necessita de um condutor para levar o turista aos locais e garantir a melhor prática. Muito feliz com essa ação de apoiar e dar oportunidade para o desenvolvimento profissional das pessoas, nesse mercado e segmento tão importantes e que cada vez mais cresce no Estado”, destacou.

O curso deverá ter uma carga horária mínima de trinta e duas horas, sendo oito horas de atividades práticas. A programação da capacitação será dividida em módulos com carga horária mínima fixada em edital nos seguintes temas: Atendimento e Hospitalidade, Noções de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Noções e Técnicas para Primeiros Socorros, Empreendedorismo, Técnicas de Condução de Visitantes, Observação de Aves, Manuseio de Equipamentos, Técnicas de Atração de Aves, Técnicas Fotográficas e Avifauna de Mato Grosso do Sul.

A capacitação proposta deverá oferecer palestras com profissionais renomados e conhecidos regional e nacionalmente. Contar com a realização de oficinas e estudos sobre casos de sucesso no segmento e ainda atividades práticas para a vivência e experimentação da parte teórica aprendida. Entre o público-alvo do curso estão os guias de turismo, monitores ambientais e outros interessados.

Para o diretor de Desenvolvimento do Turismo da Fundtur, Geancarlo Merigui, o curso vem contribuir com o segmento na região. “A observação de aves é uma importante atividade e vem crescendo no Estado. A região Rota Cerrado Pantanal ganha destaque no segmento por conta do seu potencial natural, com importantes parques e uma grande diversidade de espécies de aves”, ressaltou.

As propostas deverão ser entregues e protocoladas no período de 02 de junho a 01 de julho de 2021, das 07h30 às 17h00, mediante ofício na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Avenida Afonso Pena, 7000 – Portal Guarani, em Campo Grande/MS). Os interessados também poderão encaminhar as propostas pelo Correios seguindo o cronograma apresentado no edital.

A proposta aprovada deverá seguir as normas e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, bem como do Ministério do Turismo, e aderir “Selo Turismo Responsável” nos segmentos em que for cabível.

Informações sobre documentação, forma de apresentação da proposta, processo de seleção, cronograma, sobre o curso e outras informações estão disponíveis no site .

Confira o cronograma:

(Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.