Quem pensa que as águas cristalinas do Recanto Ecológico Rio da Prata, atrativo de ecoturismo localizado em Jardim, no Mato Grosso do Sul, são ideias apenas para realizar o passeio de flutuação, se surpreendem quando se deparam com a possibilidade de desvendar segredos mais profundos do rio através da atividade mergulho com cilindro.
O que chama a atenção durante o passeio, realizado em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) - área que associa uma grande biodiversidade à presença de águas transparentes, permitindo uma contemplação e interação com a natureza - é a variedades de peixes, como piraputanga, pacu, pintado e dourado; os feixes de luz, as galhadas e troncos caídos, paredões de pedras e formações rochosas elementos que compõem uma paisagem subaquática incrível, revelando um mundo completamente diferente da superfície.
João Gomes, instrutor de mergulho que atua há 23 anos na atividade no Recanto Ecológico Rio da Prata, também fala sobre o diferencial do passeio no atrativo.
"Não é tão fácil encontrar um rio onde tenha águas cristalinas, diversidade de vida aquática e profundidade ideal para a realização da atividade. Esses são os diferenciais do mergulho com cilindro realizado no Recanto Ecológico Rio da Prata".
João acrescenta ainda que a beleza cênica do lugar é espetacular.
" Mergulhar nessas águas faz você vivenciar um mundo novo. Você entra embaixo dos troncos de árvores, mergulha próximo aos peixes, sem falar da vegetação aquática que o local possui, tanto dentro d'água quanto fora".
Os irmãos Marcelo e Murilo, de São Paulo, realizaram o passeio de mergulho com cilindro em julho deste ano, acompanhados pelo instrutor de mergulho, João Gomes e acharam a experiência sensacional. " Nadar com os peixes é uma oportunidade de ficar tão próximo à natureza ", disseram. Veja o vídeo:
A presença de um mergulhador profissional é constante durante a atividade, que ocorre em profundidades entre 5 e 7 metros com boa visibilidade. É indicado para qualquer pessoa acima de 10 (dez) anos de idade, sendo experiente ou não na atividade.
As reservas para o passeio são feitas pelas agências de turismo da região. Para mais informações acesse:
www.riodaprata.com.br