Depois de passar por Dourados (MS) e marcar presença na Expoagro Digital - versão híbrida da maior feira agropecuária do estado –, na última sexta-feira (17), o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, concluiu sua passagem de dois dias ao estado de Mato Grosso do Sul.
Em Jardim, realizou visitas técnicas ao Recanto Ecológico Rio da Prata e foi agraciado com o Prêmio Piraputanga, em solenidade na Câmara Municipal de Bonito, onde, também, entregou cheques da Fundo Geral do Turismo (Fungetur).
Em visita à região do Rio da Prata, no bioma de transição entre a Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal, o ministro destacou o quão rica e preservada é a região. “Aqui é um lugar que nenhum país vai querer concorrer com a gente. Nesse rio, por exemplo, é possível ver o fundo, com uma quantidade enorme de peixes, águas cristalinas e aves aqui na área. O Brasil é a única nação do mundo com seis biomas, um território continental que experimenta em um mesmo dia neve no Sul e sol torrencial no Nordeste”, afirmou.
Em suas
redes sociais
, o ministro compartilhou: “
…visitei o Recanto Ecológico Rio da Prata, um paraíso que oferece passeios de flutuação para os turistas e uma experiência inesquecível junto à natureza! Isso só prova que o Nosso país preserva a natureza, sim! E que o turismo e o meio ambiente precisam caminhar juntos. O Brasil foi arquitetado para dar certo!”
Após a visitação, o ministro participou da cerimônia de entrega do Prêmio Piraputanga, que é concedido a empresários de turismo e personalidades de outras áreas que contribuíram para o desenvolvimento do setor no estado.
“Ser agraciado com o Prêmio Piraputanga é uma grande honra porque esse é um governo que acredita e trabalha pelo turismo”
, disse Machado Neto. Em sua quinta edição, a honraria é conhecida como o Oscar do Turismo Sul-mato-grossense.
Na companhia do senador Nelsinho Trad (MS), o ministro oficializou a entrega de cheque com repasse de recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) no valor de R$ 50 milhões ao Cresol Sicoper, instituição financeira que atua no estado. “O dinheiro que, antes, ia para a corrupção, agora, está servindo o brasileiro e isso só acontece porque priorizamos as entregas que beneficiam os brasileiros”, disse o ministro.
OBRAS - O governo federal, por meio do Ministério do Turismo, conta atualmente com 44 contratos de infraestrutura turística no estado. Entre eles a construção de infraestrutura na orla do Rio Formoso em Bonito.