Em decreto do PND (Programa Nacional de Desestatização), as pretensas privatizações do Governo Federal, que incluíram a venda dos Correios, também apresentou a qualificação de nove Unidades de Conservação (UC), no âmbito PPI. O decreto presidencial de Jair Bolsonaro, foi editado na última quarta-feira (14) e abre caminho para a venda de várias estatais da União, como a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), bem como até a venda ou aluguel de UC, que são biomas florestais, como toda a Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul.
A Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, que perpassa santuários ecológicos de Bodoquena, Bonito e Jardim está no decreto que qualifica nove unidades de conservação no âmbito PPI e as inclui no PND. Nesse caso, será transferida para a iniciativa privada a prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, com previsão do custeio de ações de apoio à conservação, à proteção e à gestão dos parques. O complexo da Serra da Bodoquena tem, por exemplo, as “Cachoeiras da Serra”, localizada a 70 km de Bonito, com trilha que começa com um percurso de 2.500m pela mata (trilha leve) e passa por cachoeiras e piscinas naturais, totalizando oito paradas para banho e um passeio de bote pelo Rio Betione.
As outras unidades de conservação são também conhecidos e grandes Patrimônios do meio Ambiente do Brasil, como a Floresta Nacional de Brasília (DF) e os parques nacionais da Serra dos Órgãos (RJ), da Chapada dos Guimarães (MT), de Ubajara (CE), da Serra da Bocaina (divisa entre RJ e SP), da Serra da Capivara (PI), da Serra da Bodoquena (MS), do Jaú (AM) e de Anavilhanas (AM).
A Secretaria Especial do PPI, do Ministério da Economia, destacou que se trata de projeto de concessão, isto é, os patrimônios continuam sendo da União. “O objetivo é aprimorar e diversificar os serviços ofertados nas unidades, garantindo o aproveitamento sustentável das potencialidades econômicas existentes, além de agregar maior eficiência na gestão e na conservação da biodiversidade, aliada à geração de emprego e renda para a população local”, informou, em comunicado.
Serra da Bodoquena
A Serra da Bodoquena, situada na borda sudeste do Pantanal Sul Mato-Grossense, é um dos mais interressantes ecossistemas do Pantanal. Formada pelas cidades de Bonito, Jardim e Bodoquena, conta com o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, criado em novembro de 2000, com 76.400 ha. Não se trata de uma serra propriamente dita, e sim de um planalto com escarpa voltada para o Pantanal.
Ao longo dos rios há formações calcárias na forma de cachoeiras e represas naturais, denominadas pelos geólogos de tufas calcárias. Estas formações encontram-se em contínuo crescimento.
Não são apenas os aspectos geológicos que chamam a atenção dos turistas. A flora é exuberante e o visitante tem oportunidade de observar uma diversificada fauna. Dentre as grutas, se destaca a Gruta do Lago Azul. No fundo, há um lago subterrâneo de mais de 50m de profundidade, que atinge coloração azul intensa com a incidência dos raios solares que penetram pela sua grande entrada.