Nesta quinta-feira (01), o turismo de Bonito completa um ano de reabertura após a cidade ficar quase quatro meses com as portas fechadas devido à pandemia. A data é considerada uma vitória para os empresários do município e toda a região, já que eles conseguiram buscar alternativas eficazes para manter a segurança de todos.
O IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito) é um grande parceiro do segmento na cidade. Todo o trade turístico trabalhou unido desde o começo da pandemia. Antes da reabertura do turismo, para tentar barrar a Covid-19, pelo menos sete protocolos de biossegurança foram implantados, sendo um de cada serviço. Todas as regras estabelecidas nos documentos ainda estão sendo cumpridas pelos empresários.
O presidente do IDB, Augusto Mariano, relembrou a responsabilidade de Bonito e do Poder Público para a reabertura do setor, um dos mais impactados durante a pandemia do coronavírus.
“A união dos empresários e do Poder Público resultou na criação dos sete protocolos de biossegurança. Todo trabalho realizado foi por respeito aos nossos colaboradores, turistas e munícipes. Hoje continuamos com as atividades em pleno funcionamento com as devidas restrições, o que tem refletido economicamente no resultado de todos os nossos empreendedores. Nós estamos vencendo a pandemia. Dias melhores virão e temos certeza que estaremos preparados para atender nossos visitantes com muito mais qualidade na grande retomada do turismo”, disse Mariano.
Em março de 2020, quando Mato Grosso do Sul começou a registrar os primeiros casos de Covid-19, por precaução, o turismo de Bonito resolveu fechar as portas mas, mesmo assim, todo o trade turístico continuou um árduo trabalho na busca de alternativas e na criação dos protocolos de biossegurança. Durante o período de fechamento, todos os empresários treinaram seus colaboradores e adequaram suas empresas com as medidas de higiene estabelecidas nos documentos.
No dia 1º de Julho de 2020, os atrativos reabriram as portas, mas adotando uma série de rígidas medidas que ainda estão sendo cumpridas a risca. Nos passeios, o uso de máscara é obrigatório e a quantidade de visitantes foi reduzida. Todos os equipamentos usados nas atividades são devidamente higienizados e álcool em gel é disponibilizado em vários pontos dos atrativos.
Os hotéis também cumprem as regras estabelecidas nos protocolos. Além do uso de máscara obrigatório e placas de sinalização, toda a hotelaria reduziu o número de hóspedes em até 50%. O mesmo aconteceu e segue acontecendo nos bares e restaurantes, que também diminuíram o número de clientes para evitar aglomerações.
Premiado diversas vezes como o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil, Bonito é considerado também uma atração internacional segura. O município recebeu o selo internacional de turismo seguro "Safe Travels", criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC - World Travel & Tourism Council).
O selo foi entregue após o município ter implementado as medidas de biossegurança preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A adoção das normas em saúde e segurança foi fruto dos empresários da cidade que tiveram o apoio do Sistema S. O programa Bonito Seguro auxiliou na elaboração de plano de retomada com as associações representativas do trade turístico, capacitou empresas do município nos protocolos de biossegurança, entregou o selo Bonito Seguro para os empreendimentos que cumpriram 100% das medidas de saúde e segurança e reforçou aos turistas a importância das medidas da vigilância sanitária.