Bonito, Mato Grosso do Sul - 20 de Abril de 2025
Turismo

USP realiza curso online gratuito sobre pesquisa e conservação de cavernas

De 23 a 28 de agosto, das 20h00 às 21h30, a transmissão será pelo Zoom e proporcionarão uma introdução sobre cavernas e seus estudos diante das aventuras que a atividade proporciona.

Ketlen da Silva
Em 21 de Agosto de 2021 às 11h25
(Divulgação)

De 23 a 28 de agosto, a Universidade de São Paulo (USP) realiza o curso "Cavernas - O papel do CEU (Centro Excursionista Universitário) na estruturação de linhas de pesquisa em Espeleologia na USP e práticas de conservação”.

É um curso de difusão cultural da USP com o objetivo de apresentar o que é o Centro Excursionista Universitário e como, a partir dele, anos atrás, jovens universitários ingressaram na carreira docente e estruturaram importantes linhas de pesquisa com cavernas na universidade.

As aulas proporcionarão uma introdução sobre cavernas e seus estudos, englobados no que se denomina Espeleologia, diante das aventuras que a atividade proporciona.

A transmissão será pelo Zoom e a gravação ficará disponível no canal do youtube do CEU .

Com realização das 20h00 às 21h30, a programação inclui "O que é Espeleologia e suas práticas excursionistas e de pesquisa", "Onde se formam as cavernas (Geoturismo e Geoconservação)", "Espeleogênese - como se formam as cavernas, condicionantes e relação com as águas subterrâneas", "Cavernas e Mineração", "Biologia Subterrânea" e "Proteção das Cavernas".

Entre os profissionais que ministram as aulas estão Gustavo Melhado Pentean, presidente do CEU, e Clayton Lino, da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e presidente do Conselho do Patrimônio Espeleológico do Estado de São Paulo (CPESP).

Para se inscrever, é só clicar aqui .

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.