Bonito Notícias - Notícias de Bonito MS e Região
Bonito - Mato Grosso do Sul - 19 de Novembro de 2019
31/08/2013 - 09:15
Prefeitura de Jardim (MS) orienta sobre poda de árvores no inverno
A Prefeitura Municipal de Jardim vem realizando ao longo dos últimos meses a manutenção das árvores existentes em praças e canteiros centrais da cidade. As manutenções são coordenadas pelas secretarias de Obras e Meio Ambiente.
Nesses meses já foram feitas a manutenção das árvores existentes no canteiro central das avenidas Mato Grosso, Duque de Caxias e 11 de Dezembro, bem como as praças Lino Ribas, Getúlio Vargas e Evandro Bazzo, onde também foram executados serviços de poda, corte de grama, controle de parasitas (erva de passarinho), ações de limpeza e pintura das guias. Uma atenção especial foi realizada na Praça Evandro Bazzo, como irrigação das mudas plantadas no local, visto que o clima se encontra muito seco.

O prefeito de Jardim, Erney Cunha Bazzano Barbosa estabeleceu que as ações se estendam ao longo de todas as praças e canteiros públicas do município e garantiu que o trabalho de manutenção vai ser executado durante todo o ano, de acordo com a necessidade das praças publicas do município.

Para quem quer podar as árvores da sua casa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente orienta que o serviço deve seguir as orientações de segurança, a correta utilização dos equipamentos e procedimento em etapas para evitar os acidentes, inclusive buscar orientações sobre as épocas mais corretas de poda para algumas espécies diferentes.

Podas de rejuvenescimento são mais indicadas ao final do inverno, pois é quando o crescimento vegetativo é retomado. Sempre tenha certeza das fases da planta que deseja podar. A fase de lua minguante é também ideal, já que a seiva das plantas reflui para a raiz, fazendo com que a poda dos galhos e folhas desperdice menos seiva. E finalmente a poda no período da tarde permite que as plantas tenham o período noturno para cicatrizar os cortes.
 
“Para minimizar a exposição do corte, que pode ser contaminado com fungos e bactérias causando doenças não utilize tinta látex, verniz ou produto próprio para cicatrização do galho cortado. Não recomenda-se utilizar barro molhado pois o mesmo pode ter contaminantes. Devemos sempre ter em mente que muitas outras vidas dependem das árvores, como os passarinhos e seus ninhos, lagartas que se transformarão em borboletas, formigas e até mesmo microorganismos que equilibram o ecossistema. Por isso, antes de podar observe e planeje para evitar maiores danos para estes outros seres vivos tão importantes”, disse o Secretário de Meio Ambiente Thiago Borges.
 
O secretário informou ainda que a poda não elimina somente a parte áerea das plantas, como por exemplo, folhas e galhos, mas também a vida no solo, pois fungos, bactérias e nemaltóides dependem das “sobras” da fotossíntese eliminadas pelas raízes. A poda dificulta a ação desses microorganismos, que auxiliam na dissolução de minerais importantes na alimentação das plantas. “Ou seja, está tudo ligado através da cadeia alimentar”, finalizou.
Informações Prefeitura de Jardim
Gostou? Compartilhe!
COMENTE ESTA NOTÍCIA
CURTIU O BONITO NOTÍCIAS?
MAIS NOTÍCIAS
31 de Agosto de 2013
18:49
18:00
17:15
16:10
15:35
14:24
13:02
11:43
10:24
08:30
Publicidade
Publicidade
ACOMPANHE O BONITO NOTÍCIAS NO FACEBOOK

BONITO NOTÍCIAS
POLÍTICA DE CONTEÚDO

O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior.

Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação.

Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados.

Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.

Bonito Notícias - Todos os direitos reservados 2019.